Por Seop | Fotos: Paula Lourinho (SEOP)
"O evento, realizado no auditório da secretaria, abordou a importância do bem-estar mental e emocional para uma melhor prestação de serviços à população"
Na manhã desta terça-feira, 1º de outubro, os servidores da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) participaram da palestra “Saúde Emocional e Equilíbrio no Serviço Público”, ministrada pelo psicanalista clínico Higor Palheta. O evento, realizado no auditório da secretaria, abordou a importância do bem-estar mental e emocional para uma melhor prestação de serviços à população.
Higor Palheta destacou como as experiências pessoais e familiares impactam o desempenho no trabalho. “Hoje as pessoas estão meio que marcadas por experiências vividas com a família, no seu dia a dia. E quando elas chegam para servir ao público, para trabalhar, elas trazem uma carga muito grande dessas experiências que são traumáticas, não tão agradáveis para dentro do serviço público. E na execução desse serviço elas acabam refletindo um pouco essas experiências que são traumáticas”, explicou.

O palestrante enfatizou que servidores emocionalmente equilibrados são mais capazes de produzir e servir efetivamente, seja diretamente ou através de seus trabalhos.
Os servidores presentes refletiram sobre a relevância do tema. Lourdes Borges, uma das participantes, destacou a importância do conhecimento adquirido: “Achei muito interessante. Estava precisando de um conhecimento assim, dessa maneira”.

Keila Almeida também compartilhou a sua experiência: “A palestra foi muito interessante, bem didática, esclarecedora, e fez a gente ter um momento de reflexão sobre o nosso dia a dia, as nossas ações, sobre tudo o que acontece tanto no trabalho quanto em casa [...]. A gente não pode depender da ação do outro, tem que tomar a rédea da situação e entender que o nosso dia pode ser melhor se a gente mesmo quiser que ele seja”.

A palestra foi bem recebida pelos servidores da Seop e proporcionou um espaço valioso para discussões sobre a saúde emocional no ambiente de trabalho, reforçando a necessidade de cuidar do bem-estar mental para garantir uma prestação de serviços públicos de qualidade.
