Texto: Matheus Rocha (Seop) / Fotos: Ana Thaynara (Secom)
 
 

O governador Helder Barbalho participou, na tarde da última segunda-feira (16), de uma videoconferência com representantes da Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), instituição que atua como financiadora de obras de infraestrutura, saneamento e telecomunicações que estão sendo executadas pelo Governo do Estado em municípios paraenses. Também participaram do encontro virtual o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Seop), Ruy Cabral, o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), Marcos Brandão, e a secretária adjunta de Recursos Especiais da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Renata Mirella Guimarães.

Durante o encontro, o Governo do Estado apresentou um plano de retomada às obras financiadas pelo CAF. De acordo com o titular da Seop, o engenheiro civil Ruy Cabral, a reunião serviu para reforçar o interesse do Estado na manutenção das obras, dentro dos eixos de saneamento, infraestrutura e telecomunicações. “Estamos prestando contas das nossas atividades e apresentando um plano de retomada, visto que as regiões onde estamos fazendo estas intervenções são regiões atípicas, onde só se trabalha uma parte do ano. Estamos felizes pelo entendimento do banco e aguardamos que as propostas sejam devolvidas de maneira imediata para que possamos dar continuidade ao projeto, honrando com os compromissos do Pará.” - Ruy Cabral. 

O Secretário de Estado também reforçou as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus e pela elevação dos preços de materiais necessários para as obras. “O plano de retomada serve para que possamos vislumbrar, junto ao banco, as soluções de problemas que atrapalharam a evolução das obras. São fatos que vamos corrigir.” garantiu. 

As obras financiadas pelo Banco CAF fazem parte do programa ‘Municípios Sustentáveis’. Os trabalhos tiveram início no ano de 2019. Além de serviços de drenagem profunda e pavimentação, também estão feitas elaborações de planos municipais de saneamento, coleta seletiva e implantação de aterros sanitários, além de ações de planejamento urbano como ferramenta de planos diretores municipais. Também serão realizados serviços na área da infraestrutura de telecomunicações com a implantação de infovias, redes de fibra óptica e radiofrequência que vão melhorar o acesso à internet nos municípios beneficiados.  

São beneficiados pelo programa os municípios de Porto de Moz, Pacajá, Anapu, Rondon do Pará, Itaituba, Brasil Novo e Castanhal.

 

 

Veja Também