Texto: Sgt. Jean Corrêa e Letícia Lima / Fotos: Letícia Lima

Na manhã desta quarta-feira (09/12) o Secretário de Estado de Segurança Pública, Delegado Ualame Machado e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Coronel Hayman, participaram de reunião que culminou com a criação do Comitê de Estudos para as obras e serviços de contenção e redução dos alagamentos no bairro do Curió-Utinga.

Estiveram presentes na Sala de Situação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) representantes de diversos órgãos, como SEOP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas), SESAN (Secretaria Municipal de Saneamento), COSANPA (Companhia de Saneamento do Pará), COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), Empresa EQUATORIAL Energia e representantes do Fórum de Entidades (Curió-Utinga).

Na reunião foi tratado da situação dos alagamentos que vem acontecendo no bairro, em que os representantes do órgãos públicos discutiram possíveis soluções para este problema que é bem antigo, mas que os moradores do bairro precisam de uma resposta do poder público, como destacou o Comandante Geral do CBMPA, Cel BM Hayman, além de afirmar que é papel da segurança pública cuidar do bem estar social.

As secretarias municipais falaram dos serviços que estão sendo feitos e dos serviços necessários para aumentar o escoamento das águas dos canais de Mártir e Ana Deusa, além da Bacia do Murucutum, para amenizar seus efeitos nocivos na época do inverno amazônico.

O Secretário de Estado de Segurança Pública destacou a importância para a assinatura de convênios entre Governo de Estado e Prefeitura de Belém, com o objetivo de agilizar as obras necessárias para drenagem dos canais.

O Secretário Ruy Cabral, titular da SEOP, agradeceu a participação da comunidade na discussão e afirmou que a secretaria está pronta para avançar nos estudos para uma solução eficiente quanto aos alagamento do Curió-Utinga. Para tanto, sugeriu a criação de um Comitê Multidisciplinar para discutir em conjunto soluções em comum.

A Tenente-coronel Cilea Mesquita, Coordenadora Adjunta de Defesa Civil, se propôs a ser a articuladora deste Comitê e já agendando uma próxima reunião ainda neste mês de dezembro juntamente com os órgãos envolvidos e mais a nova equipe do governo municipal. Quanto mais cedo acontecer os trabalhos e as discussões, mas cedo virá as soluções para este problema das inundações no Curió-Utinga, afirmou a Tenente-coronel.

Veja Também