As obras do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), em Belém, foram concluídas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Seop) na última segunda-feira (23), e repassadas, através de um termo de recebimento, à Secretaria de Saúde (Sespa). A previsão é que o AME seja inaugurado pelo Governo do Estado no próximo dia 12, durante a programação do aniversário de 404 anos de Belém.
O ambulatório funcionará no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no bairro do Marco. A unidade foi construída em uma área de 5 mil m², e será uma espécie de centro de ensino e assistência, visto que haverá uma parceria com os estudantes da universidade. O ambulatório também servirá como ponto de triagem para os Hospitais de Clínicas, Ophir Loyola, Abelardo Santos e Jean Bittar.
"O AME vai funcionar como um grande centro médico de especialidades e vai beneficiar a população de duas formas: na formação dos acadêmicos de Medicina da UEPA e como consultório específico que vai, posteriormente, fazer os encaminhamentos para outros hospitais", complementou o secretário adjuto de Gestão e Obras da Seop, Arnaldo Dopazo.
O objetivo é realizar mais de 24 mil atendimentos ambulatoriais todos os meses, distribuídos em especialidades de clínica médica, pediatria, pequenos procedimentos e cirurgias, além de um centro de diabetes e endocrinologia. O local também vai disponibilizar exames complementares e de imagem.
As obras iniciaram em dezembro de 2017 e receberam investimentos de quase R$ 20 milhões.