
A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), e teve o investimento de R$ 345.981,80 mil. Com área de intervenção de, aproximadamente, 460,00 m², se trata de uma cortina em concreto armado, com impressão decorativa em alto relevo nas duas faces. O monumento inclui ações de urbanização no entorno.
A construção propõe informar aos cidadãos sobre a história do território, assim como os elementos étnicos e a variedade cultural que caracterizam os costumes locais, com conceito da urbanização para valorizar a área e criar um grande atrativo para a cidade.
Um dos pioneiros - Gilson Cardoso de Jesus, lavrador, é um dos pioneiros que chegaram no município de Placas. Ele contou a sua história. "Nós viemos do Paraná, no dia 28 de outubro de 1972. O cenário aqui era de muita mata. Descemos em Altamira, viemos num carro do Incra. Só tinha morador na 'comunidade dos 90'. Eram sete famílias pioneiras. Hoje nos encontramos em duas, a família Cardoso e a Cordeiro".
Gilson lembrou ainda das dificuldades do passado e da satisfação do presente na cidade. "Nós pelejamos e estamos aqui no que hoje é Placas. Me sinto muito bem morando aqui. Estamos todos, graças a Deus, com saúde e juntos. Aqui temos nossos netos, nora, nossa família vivenciando todo esse progresso e desenvolvimento", finalizou.
Obra - Para compor o espaço do "Monumento dos Pioneiros", a urbanização do canteiro recebeu piso de concreto armado, criando uma oportunidade para passeio alternativo e espaços sociais de contemplação.
No lazer, foram implantados diversos equipamentos urbanos, como bancos em concreto, lixeiras, postes de iluminação decorativos e rampa de acessibilidade. Toda a área possui drenagem superficial e paisagismo com plantas ornamentais, arborização e amplas áreas com gramado.
Investimentos - Durante a cerimônia de entrega, o chefe do Executivo Estadual anunciou novos investimentos no município de Placas, com a construção de um Centro de Eventos e a pavimentação de vias em blokret na Vila Nossa Senhora de Aparecida.