
"Quem mora em uma rua que não tem asfalto sabe o que é quando chega esse benefício, a valorização do imóvel, o que é não ter que andar na lama, sem saber como vai chegar no trabalho, como os seus filhos vão chegar na escola. Estar aqui, hoje, com vocês, caminhando nas ruas asfaltadas, é ver o benefício chegando de fato para quem mais precisa. Começamos a 'Caravana do Asfalto' 2024 por todo o Pará e por toda Belém. Vamos fazer o maior programa de pavimentação asfáltica já visto nessa capital", disse a vice-governadora.
As vias entregues com pavimentação asfáltica na noite de hoje, 13, foram: Passagem União, Passagem Tapajós, Passagem Vitória Régia, Passagem Uirapuru, Passagem Açailândia, Passagem Muruci, Rua A, Rua Lisboa, Passagem Perimetral, Passagem Maracatiara e a Passagem São Francisco.
"Pará mim, melhorou 100%. Depois da pavimentação tudo fica mais bonito, você não pisa mais na lama. As casas que você via antigamente, hoje já tem um aspecto diferente, em um padrão. A tendência é só melhorar. Graças a Deus o nosso governador veio para melhorar o nosso bairro", falou o metalúrgico Josafá da Silva, que há 30 anos esperava pela transformação na sua rua.
Nos municípios, além do asfalto, são executados, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), os serviços de terraplanagem, drenagem pluvial superficial e profunda, calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização.
A dona de casa Edilamar Garcia, que reside há quase 40 anos no bairro, enfatizou a mudança no dia a dia da população com a chegada do asfalto. "Antes era mato, lama, alagava, horrível. Agora está uma beleza. É uma felicidade muito grande, pois vivi muito tempo na água, a minha casa enchia. Agora está uma maravilha".
De 2019 para cá, o Programa “Asfalto Por Todo o Pará” já disponibilizou 234,8 quilômetros de obras de asfalto para Belém, ampliando não só a mobilidade e a infraestrutura, mas, também, o acesso à segurança e saúde para os moradores.
"Seguimos trabalhando junto ao governador Helder Barbalho e à vice-governadora Hana Ghassan em Belém e em todas as regiões do Pará. A lama e a poeira não são boas para a saúde e nem para o caminhar das pessoas. A chegada do asfalto aqui na Canabagem e em cada um dos municípios do nosso estado visa melhorar a trafegabilidade, o transporte e facilita a chegada dos órgãos de segurança”, afirmou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.